O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, esteve esta terça-feira, na CIMAA, reunido com os presidentes dos municípios que constituem a CIMAA para divulgar os projetos para beneficiários finais no Alto Alentejo, no âmbito do PRR, nomeadamente, as candidaturas feitas por empresas e outros agentes privados.

Detalhando, concelho a concelho, o valor de investimento do PRR que será feito em cada um, bem como os setores destino, a Comissão proporcionou uma perspetiva geral de todos os projetos aprovados pelo PRR que, pela sua natureza privada, poderiam não ser ainda do conhecimento das próprias autarquias.

Entre as principais áreas destino de investimento estão o apoio ao acesso à habitação, o compromisso de emprego sustentável tendo em vista a contração de desempregados e a eficiência energética em edifícios residenciais, com mais de 885 casas apoiadas até ao momento.

Foi ainda apresentado o ponto de situação do empreendimento de fins múltiplos do Crato, pelo Presidente do município do Crato, Joaquim Diogo, que promoveu uma visita ao local de construção da futura barragem.

O PRR apresenta-se como um instrumento determinante para que a região tire o melhor partido de oportunidades para a resolução de problemas, como o despovoamento, a necessidade de fortalecer e diversificar o tecido económico e empresarial ou de fazer uma aposta cada vez mais forte em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.

Os projetos em curso, que significam um investimento de mais de 600 milhões de euros em todo o Alto Alentejo até ao momento, representam a vontade e o dinamismo das instituições públicas e privadas, cruzando-se os conhecimentos, mais-valias e necessidades de todos.