Teve lugar na passada quinta-feira, 15 de dezembro, a Conferência (Des)Qualificações – Impactos no Desenvolvimento da Região, inserida na “Semana das Qualificações, promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP).

Num evento que contou com a participação do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que fez um enquadramento histórico do tema e reforçou o profundo comprometimento da sua Secretaria de Estado para com a formação e qualificação, a CIMAA esteve representada pelo Presidente do seu Conselho Intermunicipal

Num painel que contou com reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, e com o presidente do IPP, Luís Loures, Hugo Hilário relevou o papel agregador da CIMAA no sentido da atração de investimentos, como forma de capacitar e diferenciar o território do Alto Alentejo.

Só desta forma, defendeu Hugo Hilário, “contrariar indicadores menos positivos e as diversidades com que a região se depara hoje”. O Presidente da CIMAA destacou ainda que “nunca como agora se sentiu uma proximidade tão grande com as instituições e entidades certificadoras”.

Na conferência foram ainda abordados temas como a importância da qualificação contínua, aquisição de qualificações e o seu reconhecimento para as empresas, a cooperação entre todas as instituições e a necessidade urgente de evitar a “fuga” de recursos humanos qualificados.