A Sala do Capítulo do Mosteiro de Flor da Rosa, no Crato, recebeu na passada quinta-feira, 12 de outubro, a reunião mensal do Conselho Intermunicipal da CIMAA que, como habitual, teve como propósito o acompanhamento e discussão dos trabalhos da Comunidade Intermunicipal por parte dos autarcas dos 15 municípios que a constituem.
Em primeiro plano esteve Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato cujos processos estiveram sob análise em áreas como a construção das infraestruturas primárias e secundárias, os processos de expropriação inerentes a essa construção, a exploração de energia solar através da barragem, entre outros.
Foi também adjudicada a aquisição de serviços para a elaboração de Planos de Ação Municipais de adaptação às alterações climáticas. A CIMAA é pioneira, ao nível nacional, nos esforços para a elaboração destes planos fundamentais para que cada município possa adotar as medidas necessárias para combater os nefastos efeitos da crise climática.
Nesta reunião os autarcas assistiram ainda a uma importante apresentação por parte da Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas, que anunciou um total de 246.000€, provenientes do PRR, e destinados a investimentos na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo. Entre os principais destinos deste investimento está, por exemplo, a possibilidade de criação de um agregador de catálogos de toda a RIBAA, evitando as informações dispersas por vários sítios.
Estiveram também presentes a CERCI Portalegre, que apresentou o Projeto Habitação Colaborativa – Residência de Autonomização e Inclusão, que pretende promover uma nova abordagem à deficiência e à terceira idade, bem como a Coração Delta, que apresentou o seu Catálogo de Inovação Social.
A próxima reunião do concelho intermunicipal acontece no dia 9 de novembro, em Fronteira.