A Coudelaria de Alter Real, em Alter do Chão, recebeu esta quinta-feira, 11 de maio, a reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA, dando continuidade aos trabalhos desta Comunidade Intermunicipal.

Neste conselho intermunicipal destacaram-se os vários processos relacionados com o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (EAHFM do Crato), nomeadamente a futura elaboração de um programa de monitorização da comunidade avifaunística, no âmbito da construção da Barragem do Pisão, e tendo em vista o respeito e a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas já existentes na área da futura barragem.

Perante a época de maior risco de incêndio que agora se inicia, foi abordada em sede de conselho intermunicipal a necessidade de apoiar ações locais e regionais de proteção contra o risco de incêndios. Esta tem sido uma prioridade da CIMAA ao longo de todo o ano, tendo ao seu dispor duas brigadas de sapadores florestais treinadas, que têm levado a cabo os necessários trabalhos de silvicultura preventiva que geram maior capacidade de defesa e resposta.

No seguimento desta reunião, os autarcas dos quinze municípios que constituem a CIMAA aproveitaram a sua presença em Alter do Chão para, em reunião posterior ao Conselho Intermunicipal, abordar o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (PDCTAA).