Teve lugar esta terça-feira, em Ponte de Sor, a apresentação do projeto DIÁLOGOS – Saúde Mental de Proximidade, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund (EEA Grants), da Fundação Romão de Sousa, com a qual a CIMAA assinou em junho um protocolo de colaboração, tendo em vista a garantia de serviços gratuitos à população com problemas de saúde mental e idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos.

Na sessão foram apresentadas à audiência as vantagens da abordagem em Diálogo Aberto, nomeadamente o trabalho conjunto entre a rede familiar e a rede social de suporte, tendo em vista o apoio em crises psiquiátricas, a recuperação psicossocial e socioprofissional e a capacitação e formação de profissionais e de uma rede de suporte competente.

Foi também apresentado o testemunho de uma jovem que integrou o projeto e para quem o trabalho conjunto entre o psicólogo e psiquiatra foi uma mais-valia. No seu testemunho, o facto de ter participado em conjunto com a família, ajudou-a não apenas a melhorar a relação com os seus familiares, mas também a recuperar mais rapidamente.

A este propósito, o Diretor Clínico do projeto, João G. Pereira, defendeu que “o Open Dialogue não tenta mudar ninguém. O que fazemos é que através do diálogo as pessoas consigam entender o que se passa nas dinâmicas familiares e com o meio e encontrarem soluções para se sentirem melhores”.

Saiba mais sobre o Projeto Diálogos, Saúde Mental de Proximidade aqui.