Terá lugar em Ponte de Sor, no próximo dia 5 de setembro, pelas 14h30, a apresentação do projeto DIÁLOGOS – Saúde Mental de Proximidade, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund (EEA Grants), da Fundação Romão de Sousa, com a qual a CIMAA assinou em junho um protocolo de colaboração, tendo em vista a garantia de serviços gratuitos à população com problemas de saúde mental e idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos.

Este projeto tem por base o sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental “Diálogo Aberto” que surgiu na Finlândia no início da década de 1980, cuja particularidade reside na sua abordagem: o trabalho conjunto com a rede familiar e social de suporte, o apoio em crises psiquiátricas, a recuperação psicossocial e socioprofissional e a capacitação e formação de profissionais e de uma rede de suporte competente.

Do programa desta sessão constam a abertura a cargo do Presidente da CIMAA, Hugo Hilário e de José Romão de Sousa, Presidente da fundação com o mesmo nome, promotora do programa. O programa Diálogos – Saúde Mental de Proximidade propriamente dito será apresentado pelos académicos Mary Olson, João G. Pereira e Mark Hopfenbeck, todos ligados à investigação e trabalhos na área do Diálogo Aberto.

Os interessados poderão assistir ao evento, via vídeo conferência, aqui.