No passado dia 6 de dezembro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou na terceira reunião do projeto “REDE PAE TRANSFRONTEIRIÇA”, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A). No seguimento dos dois encontros anteriores, em que foram discutidos os desafios e oportunidades afetos aos espaços “Coworking” e o papel do Turismo na rede de Espaços “Coworking”, esta reunião teve como objetivo a apresentação de uma nova abordagem para a criação de uma marca transversal, inserida na estratégia de desenvolvimento e apoio a estes espaços.

A reunião contou com a participação de vários parceiros que integram a rede de Espaços Coworking em toda a região, bem como os contributos de três convidados com perceções aprimoradas sobre o tema, nomeadamente: Denise Henriques (Investigadora CIES-IUL, ISCTE e ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa), Carlos Coelho (Presidente da Ivity Brand Corp) e ainda Francisca Sampaio (Startup Portugal).

Este encontro centrou-se numa ideia de promoção da região através de uma marca transversal a todo o território, capaz de alavancar, não só os espaços desta tipologia, mas também o Alentejo como um todo, no âmbito nacional e internacional. Os espaços cowork serão mais atrativos quando associados a locais com qualidade de vida e ambientes propícios ao desenvolvimento social, ambiental e económico. Com esse objetivo foram tidas em conta as características da região, no sentido de analisar os seus atributos e como estes podem fomentar a fixação de população.

Parte do desafio apresentado a todos os presentes, passou por considerar os pontos fracos identificados como possíveis oportunidades e, foi nesse sentido, que Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR-A, mencionou os vários investimentos a serem realizados na região, e como estes não deveriam ser vistos separadamente consoante a sub-região em que são implementados, mas sim, como um todo, capaz de incrementar o desenvolvimento do Alentejo e de todos os territórios que o compreendem.

A CIMAA tem vindo a desenvolver projetos capazes de acompanhar o desenvolvimento da região, incluídos nos pilares setoriais que a sustentam. Agora, espera contribuir para o desenvolvimento dos espaços Coworking da região, como uma alternativa apelativa e confortável, para quem queira viver e trabalhar no Alentejo.