Em resposta à crise humanitária provocada pela invasão Russa à Ucrânia, que coloca em potencial risco o bem-estar e a vida de milhões de ucranianos, e que tem levado muitas famílias a abandonar as suas casas, a Polónia, que partilha uma enorme extensão de fronteira com a Ucrânia, criou uma página através da qual promove o apoio e a solidariedade para com os refugiados ucranianos.

Através da página de internet pomagamukrainie.gov.pl qualquer pessoa, independentemente da sua proveniência ou nacionalidade, pode ajudar oferecendo abrigo a refugiados ou doando outro tipo de bens.

Qualquer pessoa, empresa, governo local ou organização não-governamental, pode escolher doar vestuário, produtos de limpeza e higiene pessoal, comida e outros bem como baterias ou kits de primeiros socorros.

Esta plataforma montada pelo governo polaco tem ainda a particularidade não permitir a doação de armas de fogo, armas brancas, ou qualquer género de equipamento militar, contribuindo assim de forma muito concreta para salvar vidas e impedir a proliferação deste contributo armado.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo reitera que continua disponível para analisar a possibilidade de receber refugiados ucranianos e prestar o apoio possível à comunidade ucraniana no Alto Alentejo e apela à solidariedade entre povos, utilizando plataformas como esta para ajudar o povo ucraniano.

Consulte a plataforma aqui.