O Presidente Hugo Hilário marcou presença na reunião do Conselho Regional de Inovação do Alentejo (CRIAlt) convocado pelo Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva. A reunião deste fórum de reflexão estratégico teve como objetivo a apresentação da versão-projeto do Programa Alentejo 2030, bem como a preparação de um modelo de governação adequado à concretização dos objetivos definidos pela Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) 2030.

Na sua intervenção, Hugo Hilário salientou a importância do CRIAlt e dos seus agentes enquanto fórum de reflexão fundamental, que deve ser dinamizado e contribuir para a especialização inteligente do território, tornando-o mais competitivo, atrativo e plenamente aproveitador das oportunidades que se gerarão com o Alentejo 2030.

Hugo Hilário defendeu ainda a necessidade de “articulação entre a estratégia regional e a estratégia de cada empresa, entidade ou autarquia, como a única forma coerente de desenvolvimento e sustentabilidade do território no seu conjunto, capaz de trazer de volta as pessoas, criar massa crítica e escala que permitam catalisar o desenvolvimento territorial”.

Na mesma linha, o Presidente Ceia da Silva, destacou a importância de um instrumento como o EREI e a grande necessidade de articulação de todos os agentes do território tendo em vista o combate ao despovoamento, a atração de investimento e de recursos humanos qualificados.

Como resultado desta convergência, o modelo de governação proposto pela CCDR Alentejo e aprovado por unanimidade, assenta em três vertentes estruturais: a promoção da sustentabilidade e coesão territorial, o reforço das cadeias produtivas regionais e a promoção da qualificação de recursos humanos.

A propósito deste encontro, no qual se estabeleceu, de forma um importante e exigente calendário de trabalho e se elegeu o Dr. Carlos Zorrinho como embaixador convidado do CRIAlt, Hugo Hilário defendeu ainda que “devemos todos apostar, desde a primeira hora, num processo de monitorização ativa do Alentejo 2030”.