Teve lugar ontem, 21 de abril, no primeiro dia da Energy & Climate Summit, o painel “O Papel da Ciência na Crise Climática”, com a moderação do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, e participação de Suely Araújo, do Observatório do Clima do Brasil; Maurício Motta, Reitor Do CEFET-REARI; António Carmona Rodrigues, Professor Universitário de Hidráulica e Gestão de Recursos Hídricos; e o deputado à Assembleia da República Eduardo Alves.

Na sua intervenção inicial Hugo Hilário destacou alguns eixos através dos quais a CIMAA tem procurado fazer frente às alterações climáticas e promover uma produção energética mais verde e sustentável.

Desde logo o Plano Intermunicipal para as Alterações Climáticas, financiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020, que procura a criação de uma cultura de adaptação a esta inegável realidade. Depois, a criação da empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo que, agregando dez municípios do distrito de Portalegre, visa “uma melhoria e otimização da utilização dos recursos hídricos no território”, defende Hugo Hilário.

Por outro lado, o Presidente da CIMAA destacou também o empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, comummente conhecido como Barragem do Pisão, e que permitirá, através das suas infraestruturas, dar importantes passos no sentido de uma produção energética mais verde, sustentável e respeitadora do ambiente.

Ao longo de um debate vivo e pleno de contributos, o painel procurou apontar direções e criar soluções para uma maior aproximação entre a política, a ciência e a sociedade civil com o propósito de alcançar um objetivo comum a todos: lutar contra as alterações climáticas e tornar mais sustentável a nossa presença no planeta. Veja o debate na integra aqui.