A chegada do mês de julho significa a conclusão da primeira fase dos XX Jogos do Alto Alentejo (JAA), que decorreram desde abril até ao fim do mês de junho e que agora param até ao fim de agosto, num período em que muitas pessoas aproveitam aguardadas reuniões familiares e gozam as suas merecidas férias.

Esta interrupção é uma excelente oportunidade para, em jeito de aguçar o apetite para as atividades desportivas e de convívio que nos reserva o mês de setembro, recordarmos um junho pleno de momentos de prática desportiva e atividade física.

Foram duas as caminhadas: uma no dia 5 em Cabeço de Vide, e outra, sénior, no dia 19, em Portalegre. Estas caminhadas, embora não se configurem como um momento desportivo no sentido competitivo do termo, são o melhor exemplo daquilo que a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) sempre quis trazer ao território com os JAA: o convívio através da atividade física, a aproximação das pessoas através de hábitos de vida saudáveis, o encontro entre gerações com histórias diferentes para contar, mas com um amor comum ao território.

Também na água se jogou. Com a competição de canoagem no Alamal, a 25 de junho, e a canoagem adaptada na Apartadura, já em julho, os remos falaram mais alto. Nas nossas piscinas puxou-se pelo físico: em Elvas (19 de junho) os mais impressionantes nadadores do Alto Alentejo competiram e com a hidroginástica sénior, a 26 de junho, em Alter do Chão, Arronches e Campo Maior, as danças aquáticas foram um sucesso.

Ainda dentro desta importante missão de aproximar as suas populações das magníficas infraestruturas desportivas que estão espalhadas pelo Alto Alentejo, e que têm contado com o apoio da CIMAA para a sua manutenção e melhoria, o futsal adaptado levou os amantes da bola ao Pavilhão Municipal de Portalegre no dia 14 e ao Pavilhão de Ponte de Sor no dia 26. Consta que o esférico foi muito bem tratado.

Prova de que o desporto não consiste apenas na atividade física, mas também numa intensa atividade mental, o torneio de sueca, no Mercado Municipal de Nisa, encapsulou o espírito que move estes Jogos do Alto Alentejo: a competição saudável, a camaradagem entre parceiros, o convívio entre equipas, o desporto como mote para o mais saudável dos convívios.

Eram estes os grandes pilares dos Jogos do Alto Alentejo quando há 20 edições atrás foram lançados pela CIMAA. Continua a ser esta a nossa missão nesta importante edição de regresso. É isto que prometemos quando regressarmos para um mês de setembro repleto de atividades para todos.