Terminou este fim de semana a vigésima edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA) com cerimónia de encerramento na Praça D. Pedro V, em Castelo de Vide, na presença de vários dos participantes. Esteve também presente o presidente da autarquia que recebeu este momento simbólico, António Pita.
Na sua intervenção, António Pita mencionou a relevância de um projeto como os JAA enquanto elemento de coesão social e territorial numa região vasta e que precisa de atividades e planos para a aproximação e conexão de todo o seu tecido social.
Já o primeiro-secretário da CIMAA homenageou as pessoas que nos bastidores materializam um dos projetos bandeira do território do Alto Alentejo, como os funcionários da comunidade intermunicipal e os técnicos de desporto de cada um dos municípios. Carlos Nogueiro destacou também as mais diversas associações de modalidades, clubes, associações de solidariedade social e outras associações de auxílio que, desde a primeira hora abraçam os Jogos do Alto Alentejo e são peças fundamentais para que estes cheguem, de facto, a todas as pessoas e a todo o território.
Na cerimónia houve também lugar para duas brilhantes demonstrações do grupo Albygim, de Castelo Branco e para a entrega de lembranças aos participantes. O certame terminou com uma última caminhada que partiu precisamente de Castelo de Vide.
Os Jogos do Alto Alentejo têm vindo, ao longo de vinte edições interrompidas apenas pela pandemia, proporcionar aos habitantes da região um acesso democrático e igualitário à prática de desporto e atividade física, independentemente da idade, sexo, condição socioeconómica, capacidade física ou condição motora.
Mas não apenas destes elementos são feitos os JAA. Paralelamente, as atividades desportivas promovidas nestas vinte edições, têm sido também importantes motores de convívio e camaradagem, de amizade e de ensinamentos, e de um aproximar de várias gerações e geografias que se unem em torno de dois amores comuns: o desporto e o Alto Alentejo.
Os Jogos do Alto Alentejo regressam em 2023 para a sua 21ª edição.