Joint Actions for Energy Efficienct – ENERJ

O projeto ENERJ – Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional para o Mediterrâneo (MED Interreg 2014-2020) tem um horizonte temporal de 2016-2019.

Interreg

O principal objetivo do projeto MED é aumentar e melhorar a coordenação e realização de SEAP’s (planos de ação para a sustentabilidade energética) e outros planos de energia, a fim de alcançar a UE e os objetivos nacionais de eficiência energética em edifícios públicos. Neste sentido, o projeto encontra-se a desenvolver e a testar uma colaboração metodológica orientada para o aumento da colaboração entre as autoridades públicas para a definição de ações conjuntas relacionadas com a energia. Através da partilha de ferramentas, dados sobre SEAP e de boas práticas a nível local e transnacional, o projeto visa a redução do défice de implementação e promover uma gestão mais eficaz da energia do parque imobiliário público. A metodologia do projeto é com base em uma abordagem de colaboração local e transnacional, que permitirá planear em grande escala e ações conjuntas dos planos relacionados com a energia.

O projeto, aprovado em outubro de 2016, tem um orçamento aprovado para a CIMAA de 214,655.00 €, financiado a 85% e conta com os seguintes parceiros: Center for the development of human resources and the support of local economy (Grécia), Andalusian Federation of Towns and Provinces (Espanha), IRENA – Istrian Regional Energy Agency L.t.d. (Croácia), CYPRUS ENERGY AGENCY (Chipre), Gozo Development Agency (Malta), Metropolitan City of Capital Rome (Itália), Goriška local energy Agency (Eslovénia), Ministry of Energy and Industry (Albania), AREANATEJO (Portugal), Climate Alliance Italy (Itália) e a CIMAA (Portugal).

De destacar o envolvimento dos Municípios de Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Gavião, Marvão, Ponte de Sor e Sousel.