Realizou-se no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, o ensaio hidráulico do empreendimento de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato (AHFMC), com a presença de técnicos do laboratório, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dos projetistas do consórcio AQUALOGUS/TPF, do presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo e do Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Carlos Nogueiro.

Conduzida por técnicos do Serviço de Hidráulica do LNEC, esta simulação, que vai ser objeto de um parecer, é uma das exigências presentes na Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e um passo fundamental no avanço para desenvolvimento deste projeto, também conhecido por barragem do Pisão.

Realizado num modelo reduzido da barragem à escala 1:40, este ensaio permitiu testar o descarregador de cheias, avaliar a capacidade da barragem de controlar o fluxo de água, analisar a resistência da estrutura e validar o projeto hidráulico. Esses testes são fundamentais para garantir a segurança e o bom funcionamento da barragem, bem como, para fornecer informações para ajustes técnicos, antes da fase de construção.

O LNEC, reconhecido internacionalmente pela sua excelência na área da engenharia civil, tem desempenhado um papel fundamental no apoio técnico ao projeto da barragem do Pisão. Os resultados obtidos neste ensaio serão analisados e contribuirão para aperfeiçoar o projeto no âmbito da sua viabilidade e eficácia.

O AHFMC é um marco para a região e visa assegurar o abastecimento de água, combater a desertificação da região, diversificar a agricultura e contribuir para a reconfiguração da produção energética do Alto Alentejo.