O Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Marvão recebeu esta quinta-feira, 10 de abril, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA. Aqui, os autarcas aprovaram os estatutos e o acordo para a integração desta comunidade no Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE), entre Portugal e Espanha.
Complementar ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Alentejo-Extremadura, este agrupamento é constituído pela CIMAA, pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), pela Diputación de Badajoz e pela Diputación de Cáceres. Enquanto o AECT se constitui como um instrumento de cooperação entre entidades públicas para promover o desenvolvimento do território e realizar projetos conjuntos, o AEIE permitirá a articulação de uma rede estável de empresas de ambos os lados da fronteira, que partilham interesses e capacidades para gerar atividade económica, emprego e investimento nas zonas interiores de ambas as regiões.
No âmbito da educação e da cultura, foram aprovadas as aberturas de procedimentos, com vista à implementação do programa PISA for Schools na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e também de duas ações estratégicas fundamentais para a promoção da educação artística e cultural na região: o Programa Artista Residente e a Mochila Cultural. Estas medidas visam aproximar os alunos das artes, valorizando o património cultural local e reforçando a ligação entre escola e comunidade.
Os autarcas aprovaram ainda a submissão da candidatura intermunicipal ao Projeto SENIOR + “Inovação em cuidados assistidos e envelhecimento ativo no ambiente rural transfronteiriço – INTERREG POCTEP”. O seu objetivo passa pela criação de “Smarthaus Villages” rurais, como laboratórios para inovação de serviços de saúde e assistência, que promovam o envelhecimento ativo.