Caras e caros amigos,
Nesta época especial do ano, que se caracteriza por momentos de alegria, comunhão e convívio familiar, desejo a todas as pessoas do Alto Alentejo, bem como àqueles que se ligam ao nosso território, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Depressa chegámos a mais um fim de ano. É, portanto, um momento de reflexão onde importa recordar brevemente as conquistas de 2023 e prepararmo-nos para os desafios de 2024.
Este foi um ano de grandes mudanças. A CIMAA mudou de casa, para novas instalações no centro histórico de Portalegre, o que representa por um lado o cuidado com a preservação da história e património do Alto Alentejo e, por outro promove melhores condições para que os nossos técnicos continuem a desempenhar o seu trabalho com excelência.
Estas instalações permitem-nos ainda responder às novas competências que têm sido atribuídas às Comunidades Intermunicipais. A CIMAA é agora autoridade em matéria de educação, ação social, saúde, proteção civil, justiça ou promoção turística, alargando-se em muito a sua área de atuação e as suas responsabilidades.
Paralelamente, prosseguimos o nosso trabalho no sentido de tornar a Barragem do Pisão uma realidade, com a aprovação do lançamento da empreitada de construção das infraestruturas primárias de um projeto que mudará de forma cabal a face deste território, trazendo-nos oportunidades, sustentabilidade e autossuficiência em tantos domínios.
Em muitas outras áreas a CIMAA continuou a trabalhar pelo Alto Alentejo, sempre em estreita colaboração, articulação e concertação com os 15 municípios associados. Iremos concluir o Programa Operacional Regional 2020 com uma taxa de execução superior à originalmente planeada. Nos transportes, continuámos o trabalho que nos leva a ser hoje uma das CIMs com maior número de títulos de transporte emitidos. Os Jogos do Alto Alentejo continuam a ser um motivo de orgulho entre as pessoas. A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo é uma realidade e levará a cultura a todos os cantos do nosso território. As Cartas Municipais e Intermunicipais de Educação, Sociais e para a Igualdade de Género foram criadas para tornar o Alto Alentejo mais justo e igualitário. Estas são apenas algumas conquistas entre tantas outras.
Entusiasmado com o futuro, envio a todos e todas os mais sinceros votos de Boas Festas e que em 2024 possamos todos, continuar a cumprir os nosso projetos e objetivos, pessoais e profissionais.
Feliz Natal!
O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo