Caras e caros amigos,

Desejo a todos os que sentem e vivem o Alto Alentejo um Feliz Natal e um Próspero 2023.

Esta será a primeira vez, desde o início da pandemia, que poderemos celebrar a quadra natalícia com toda a liberdade que queremos, entregando-nos de braços abertos às nossas tradições e àqueles que mais amamos.

Aproveitemos, por isso, este momento de alegria, de fraternidade e amizade para relembrar as importantes conquistas de 2022. Neste ano de retoma, a CIMAA, em grande proximidade com todos os municípios que a constituem, deu importantes passos em todas as frentes das suas competências:

No desporto, regressaram em grande os Jogos do Alto Alentejo; na gestão e proteção do nosso património florestal, estamos a concluir a instalação de um sistema de vigilância que nos permitirá lutar melhor contra os fogos; na mobilidade e transportes, pusemos em marcha o Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo; na Ação Social, trabalhamos pela criação e implementação das Cartas Sociais Municipais e Intermunicipais pela Igualdade; concluímos o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas; vamos encerrar o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial que apresenta uma das três maiores taxas de execução a nível nacional; as novas instalações da CIMAA são uma realidade.

Finalmente, no domínio da economia, o projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Pisão – foi prova maior de que a forte união entre os 15 municípios que nos constituem torna-nos capazes de ultrapassar todos os desafios e será essencial para que, em 2023, continuemos a implementar este projeto que mudará de forma cabal a face deste território, trazendo-nos oportunidades, sustentabilidade e autossuficiência em tantos domínios.

Entusiasmado com aquilo que o próximo ano nos trará, a todos envio os meus mais sinceros e calorosos cumprimentos. Agora que celebramos a quadra natalícia, celebremos também o Alto Alentejo que nos apaixona a todos.

Boas Festas!

O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário