O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve ontem, 10 de janeiro, no Alto Alentejo, para visitar os concelhos de Nisa, Crato e Portalegre para atestar os investimentos feitos na área da saúde no distrito de Portalegre. Ao seu lado o ministro teve o Presidente do Conselho Intermunicipal Hugo Hilário e o Presidente da Assembleia Intermunicipal Albano Silva, bem como os presidentes dos três municípios Idalina Trindade, Joaquim Diogo e Fermelinda Carvalho, respetivamente.

A visita começou em Nisa com a inauguração do Centro de Saúde, considerado pelo próprio ministro como um dos “mais bonitos e funcionais centros de saúde do país”. O equipamento está em funcionamento desde 2021, na altura para dar resposta à pandemia em curso, mas sem ter tido a respetiva cerimónia de inauguração. Durante esta cerimónia foi reforçado o empenho da autarquia e do Ministério no recrutamento e reposição de recursos humanos para servir a população. Seguiu-se o lançamento da 1ª pedra para a construção da extensão de Saúde de Alpalhão.

No concelho do Crato o ministro passou pelas futuras instalações da extensão de Saúde de Gáfete, uma antiga escola primária cujas obras de requalificação estarão concluídas até final do ano de 2023. Manuel Pizarro prosseguiu com a inauguração do Centro de Saúde do Crato, que também arrancou com o funcionamento em plena pandemia. Aqui, enalteceu “o trabalho dos profissionais de saúde na prestação de cuidados e na importância que a melhoria das infraestruturas e equipamentos têm para o alcançar deste objetivo”.

Na capital de distrito, Portalegre, Manuel Pizarro, procedeu à inauguração do Serviço de Medicina Transfusional e visitou os serviços de pediatria e ortopedia, deixando antever que o ano de 2023 será “decisivo para o alargamento do Hospital de Portalegre”. O Ministro da Saúde ressalvou ainda, em todos os casos, a enorme importância dos serviços de proximidade do SNS.

Nesta visita estiveram também o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Joaquim Araújo, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, António Ceia da Silva, a Presidente da Administração Regional de Saúde, Maria Filomena Mendes, e os deputados Eduardo Alves e Ricardo Pinheiro, bem como diversos autarcas do distrito.