A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve esta quarta-feira, 7 de dezembro, em Loulé, para acompanhar o encontro nacional dos ODS Local, na qual foram distinguidos os munícios que, a nível nacional, mais têm trabalhado no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas.

A Plataforma ODS Local, assente numa mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, visa criar um movimento nacional ODS Local a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade civil de forma exponencial e contagiante.

Na cerimónia, cuja abertura contou com uma mensagem do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e a Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, foram vários os municípios do Alto Alentejo que receberam prémios. Pela dinâmica municipal apresentada, foram distinguidos Campo Maior, Castelo de Vide e Sousel. Pelo elevado desempenho na prossecução dos ODS foram premiados Alter do Chão, Arronches, Campo Maior e Sousel.

No fim do encontro, à margem do programa e como resultado das solicitações feitas em várias apresentações, a ministra Ana Abrunhosa anunciou ainda a intenção de iniciar uma segunda edição do programa Bairros Saudáveis, que financiará pequenas intervenções através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, ONGs, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, autoridades de saúde ou demais entidades públicas que intervenham em territórios vulneráveis.

A conferência ODS Local ’22 foi transmitida online. Poderá assistir à gravação aqui.