A CIMAA promoveu esta segunda-feira, 14 de novembro, no seu auditório, uma reunião de ponto de situação a propósito dos Planos de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos e Urbanos (PAPERSU) efetuado pela empresa IrRADIARE, contratada pela CIMAA para elaboração dos referidos planos para os 15 municípios que constituem esta Comunidade Intermunicipal, ainda, com a presença da VALNOR, pela importância da articulação da gestão em baixa, com a gestão em alta.

O PAPERSU é elaborado de acordo com as orientações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), seguindo a estrutura e as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Resíduos (ANR) e pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O Plano toma ainda como referência as políticas, estratégias e ações relevantes para a gestão de resíduos de âmbito europeu, nacional, regional e local.

Numa reunião que contou com a presença de representantes políticos e técnicos dos 15 municípios do Alto Alentejo, a Estratégia de Gestão de Resíduos em Baixa para o AA, foi outro dos temas presentes na ordem de trabalhos.

A esse propósito, foram debatidos os cenários possíveis para a implementação da estratégia de gestão de resíduos em baixa no Alto Alentejo, analisando os respetivos prós e contras, no sentido de ser efetuada uma apresentação do tema, na reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA, de dia 16 de novembro, consciencializando os autarcas para os desafios do PERSU 2030, e promover uma reflexão, entre os 15 municípios que integram CIMAA, a propósito do que pretendem fazer com os respetivos sistemas em baixa.