O novo contrato de financiamento para a realização do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão foi assinado no sábado, 13 de janeiro, no Auditório Municipal do Crato pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, e o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e contou com as intervenções do próprio, de Hugo Hilário, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo.

Nesta cerimónia onde ficou formalizado o reforço financeiro superior a 20 milhões, que torna a dotação prevista para a Barragem do Pisão cifrada em 141.263.000,00€ – e ainda mais 10 milhões de euros do Orçamento de Estado designados para o efeito – marcaram também presença a Ministra da Presidência e do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, o Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues e o Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, bem como autarcas dos concelhos integram a CIMAA.

Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro, António Costa, relembrou a importância deste investimento para o nosso território e sublinhou, de forma clara, que este “projeto vai concretizar-se”. “A Barragem do Pisão é uma grande oportunidade para o Alto Alentejo. É por aqui que devemos enveredar para combater de forma eficaz o despovoamento – que já vem de décadas – no Interior do país. Um agradecimento especial aos autarcas do distrito e à CIM por ter assumido este projeto, o maior (em volume) do PRR a ser assumido por Municípios”, enalteceu.

Fotografias gentilmente cedidas por Diana Quintela (Direção de Comunicação do Governo Português).