O Vice-Presidente da CIMAA, Nuno Silva, assinou esta quarta-feira, 20 de julho, o Acordo de Colaboração para a implementação do projeto Escola da Coesão, que teve lugar na CCDR Alentejo, em Évora.

A Escola da Coesão visa a promoção de um melhor conhecimento da política de coesão e do impacto das políticas da União Europeia (UE) no Alto Alentejo, pretendendo-se dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente escolar, associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso.

A Escola da Coesão está assim integrada numa perspetiva de promoção, à escala do Alto Alentejo, da capacitação institucional e de compreensão do ecossistema dos fundos comunitários com especial foco nos mais jovens e nas instituições.

Pretende dar a conhecer o impacto da política da União Europeia (UE) e alargar o conhecimento quanto às múltiplas oportunidades que estão disponíveis aos cidadãos de pleno direito de um Estado‐Membro da UE através de uma participação ativa.

Os Eixos da Escola da Coesão, refletem a necessidade de efetivar ações junto dos stakeholders e representam uma visão integrada do conceito “Escola”, em sentido amplo e abrangente do termo, não só como local físico, mas também como espaço onde os jovens desempenham um papel ativo no diálogo, apreendendo a realidade vivenciada com abertura para um futuro sem barreiras geográficas, com igualdade de direitos e oportunidades.