Tiveram lugar nos dias 28 e 29 de março, duas sessões de trabalho intermunicipal correspondentes à terceira fase de implementação do Observatório de Transformação Digital nos Municípios da CIMAA – MunLab, financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo 2020, e cujo objetivo passa pela reforma e modernização digital das autarquias envolvidas.

Na quarta sessão desta terceira fase do projeto, no dia 28, os trabalhos foram dedicados à discussão de propostas preliminares para a criação de Comunidades Criativas de Transformação Digital da CIMAA nas áreas do urbanismo, desporto, educação e cultura. Estas comunidades, mais do que compostas por representantes das autarquias ou da própria Comunidade Intermunicipal, contarão com cidadãos e representantes de entidades coletivas que, com contributos, imparciais, ajudarão a avaliar os sucessos e avanços da reforma e modernização digital que o MunLab quer alcançar.

No dia 29, a propósito da quinta sessão, esteve reunido o Comité Intermunicipal de Gestão do MunLab para validar o modelo de governação do Observatório e as Comunidades Criativas de Transformação Digital da CIMAA e que resultam dos contributos originados nas sessões anteriores.

O Observatório de Transformação Digital da CIMAA – MunLab, cuja implantação se processa através destas sessões, trabalhará pela melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados pelos municípios da CIMAA, assente em princípios de transformação digital.

Nesse processo importa promover estratégias de governação que integrem políticas impactantes na vida de cada cidadão. Este objetivo só é alcançável por via de uma reforma cultural no processo de transformação digital, constantemente submetido à autoavaliação, à avaliação entre pares e, sobretudo, à avaliação da perceção externa.