A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo marcou presença, no passado dia 18 de novembro, na cerimónia “Certificação de Sustentabilidade como Fator de Competitividade Chave do Turismo Rural”, organizada pela Entidade Regional do Alentejo e do Ribatejo, na qual foram entregues cerca de 50 certificados “Biosphere Responsible Tourism” a várias unidades de turismo rural e de habitação da região.

No total foram contempladas 26 unidades hoteleiras da região com a atribuição do certificado “Biosphere”, por já terem concluído com sucesso o processo de implementação deste projeto. Foram ainda entregues 20 certificados de comprometimento a outros alojamentos ligados à rede de percursos pedestres ”Alentejo Feel Nature”, um projeto da CIMAA que abarca mais de 500 quilómetros e cruza os 15 municípios do Alto Alentejo.

O arranque da cerimónia, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, após a sessão de abertura seguiram-se dois painéis de debate sobre as temáticas da sustentabilidade e da inovação para o setor do turismo e para o aumento da competitividade.
No evento, marcaram ainda presença vários representantes da Biosphere, da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e do Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

O certificado “Biosphere Responsible Tourism” é um documento reconhecido por entidades como a ONU e a UNESCO, bem como a Organização Mundial de Turismo. Desde que foi implementado, já foi atribuído pela ERT do Alentejo e Ribatejo a 40 hotéis na região do Alentejo.