O Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, recebeu na passada sexta-feira, 22 de novembro, a 4.ª Conferência anual da Plataforma ODSLocal, com o tema ‘Partilhar Experiências, Transformar Futuros’. No decorrer da cerimónia foram atribuídos vários galardões às boas práticas, projetos, e personalidades com impacto na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA e do Município de Ponte de Sor, foi uma das personalidades distinguidas com o galardão de mérito, em resultado da entrega, iniciativa e concertação para a implementação dos ODS ao nível local, em Ponte de Sor, mas sobretudo pela mobilização a nível sub-regional, no Alto Alentejo, através da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. “Tenho orgulho em receber este galardão, mas quero sublinhar que é fruto do trabalho dos 15 Presidentes dos Municípios que integram a nossa Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Estamos comprometidos com esta metodologia, que nos ajuda a definir estratégias que podem contribuir para o promoção e desenvolvimento dos nossos territórios, de forma mais rigorosa e robusta. Certamente, se seguirmos os indicadores que temos à nossa disposição, aquilo que quisermos implementar terá uma garantia maior de sucesso”, explicou.
O compromisso do Alto Alentejo com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é claro e, foi também distinguido pela organização com a atribuição de Selos ODS Local que evidenciam os municípios com melhor desempenho ou com melhor dinâmica de evolução na plataforma ODSLocal avançada, desde 2015, nomeadamente, Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Campo Maior, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
Para além dos prémios atribuídos às autarquias, houve lugar à apresentação e distinção de projetos de agentes da sociedade civil, numa conferência pautada por vários painéis de debate sobre a importância dos ODS, com participação de autarquias e entidades de norte a sul do país.
Relembramos que a CIMAA, por entender que existia uma lacuna no registo, monitorização e avaliação da eficácia e eficiência das medidas e das políticas implementadas no âmbito da Agenda 2030, foi uma das primeiras Comunidades Intermunicipais do país a aplicar esta metodologia de trabalho, de forma concertada através da adesão dos 15 Municípios à Plataforma ODSLocal.
Saiba mais informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em: https://www.cimaa.pt/inicio/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
Pode assistir à conferência, na íntegra, através do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=j8UZZhJpS4c