O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, marcou presença na III Energy & Climate Summit, que decorreu no auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja, nos passados dias 19 e 20 de outubro.

Esta iniciativa, dedicada ao tema da “Água” e aos desafios das alterações climáticas para o futuro, foi a terceira de cinco cimeiras organizadas no âmbito do projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

A gestão dos recursos hídricos e a importância da criação de reservas de água e de centrais de dessalinização foram alguns dos temas discutidos nos dois dias da cimeira. Também a eficiência hídrica na agricultura deu que falar, numa altura em que a seca afeta o território nacional e a produção agrícola se vê a braços com desafios múltiplos.

A CIMAA e os municípios associados reconhecem a importância desta iniciativa para a sensibilização da academia e das comunidades em geral para as questões ambientais que assolam o nosso País e, mais concretamente, da região do Alto Alentejo.

O evento reuniu diversos responsáveis políticos e empresários do setor do Ambiente, assim como especialistas nacionais e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Destaque para Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Viriato Cassamá, Ministro do Ambiente da Guiné Bissau , Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Vera Eiró, Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, e Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal.