O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, esteve hoje presente na cerimónia de celebração do 47º aniversário do Hospital Doutor José Maria Grande.
Na sua intervenção, Hugo Hilário destacou que o nascimento desta unidade hospitalar “foi um passo decisivo rumo à construção de uma saúde pública, universal e tendencialmente gratuita”, defendendo ainda que o Hospital Doutor José Maria Grande “foi essencial para garantir a igualdade de oportunidades e melhorar, radicalmente, todos os indicadores de saúde e qualidade de vida” da população do Alto Alentejo.
Perante a grave crise pandémica com que o país ainda se depara, o presidente da CIMAA afirmou que estes “têm sido tempos difíceis, exigentes e para os quais ninguém estava preparado. Ainda assim, temos conseguido, unidos na partilha de esforços e na convicção que venceremos todas as adversidades, dar a melhor resposta possível às nossas populações”.
Hugo Hilário deixou ainda a garantia de que a CIMAA tudo fará para lutar por mais e melhores condições para o Hospital Doutor José Maria Grande, fazendo-o crescer em meios, recursos e respostas e reafirmou que a “saúde universal, gratuita e de qualidade tem de ser uma prioridade dos autarcas, das instituições e da sociedade civil no Alto Alentejo”.
Ao lado de Hugo Hilário, intervieram também o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA – EPE), Joaquim Araújo, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, e a presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), Maria Filomena Mendes.
O Hospital Doutor José Maria Grande abriu portas a 27 de dezembro de 1974 e, integrado no programa de cobertura hospitalar do país, serve uma população de cerca de 100.000 habitantes de todos os concelhos do distrito de Portalegre.