O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, esteve esta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de novembro, no Alto Alentejo, para conhecer melhor projetos estruturantes como as Agendas Mobilizadoras do município de Ponte de Sor e a Barragem do Pisão, no Crato.

Esta visita ficou marcada pelas produtivas reuniões que Pedro Dominguinhos teve com os Presidentes das Câmaras Municipais de Crato e Ponte de Sor, Joaquim Diogo e Hugo Hilário, respetivamente.

Na sexta-feira de manhã, em Ponte de Sor, foi feita uma monitorização e avaliação do desenvolvimento das três Agendas Mobilizadoras atribuídas ao território, nomeadamente o Aero-Next Portugal – responsável pela construção da LUS 222, a primeira aeronave portuguesa -, o Newspace, que se constitui como um projeto de construção de microssatélites, e o Neuraspace, que tem como objetivo a resolução de problemas relacionados com lixo espacial.

Já no município do Crato, o Presidente Joaquim Diogo aproveitou a oportunidade para fazer um ponto de situação sobre o estado de desenvolvimento do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, nomeadamente os trabalhos que estão a ser levados a cabo para que, já em janeiro, se submeta com sucesso à Agência Portuguesa do Ambiente o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE).

Com estas reuniões, o Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR pode fazer importantes recomendações para que se leve a bom porto estes projetos tão impactantes para o território. As Agendas Mobilizadoras de Ponte de Sor, por exemplo, serão responsáveis pela criação de 500 postos de trabalho diretos e mais de 1000 postos de trabalho indiretos, tendo assim um impacto determinante na economia de todo o território.

Por seu turno, a Barragem do Pisão, que tem a CIMAA como entidade gestora, em estreita colaboração com os executivos dos Municípios que a constituem, bem como todas as outras entidades relevantes, configura-se como um projeto estruturante que mudará a face do território, tornando-o autossuficiente em termos de produção agroalimentar e energética e trazendo também várias oportunidades de criação de emprego e captação de investimento.

No encerramento da visita, Pedro Dominguinhos participou ainda na celebração do 42º aniversário do Instituto Politécnico de Portalegre.