O +CO3SO (COnstituir, COncretizar e COnsolidar Sinergias e Oportunidades) é um conjunto de programas transversais e multissetoriais dedicados a pequenas e médias empresas(PME), entidades da economia social e entidades do sistema científico e tecnológico.


Visa a criação de condições para o desenvolvimento social e económico dos territórios, com promoção de emprego qualificado e inovação e transferência de tecnologia. Prevê avisos com orçamentos dedicados ao Interior do país, adaptados às necessidades específicas destes territórios.
Este instrumento vai mobilizar 240 milhões de euros de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais do continente, mais de metade dos quais para territórios do Interior, e criar mais de 3.800 novos postos de trabalho.


Os apoios consistem na comparticipação integral de custos diretos com os postos de trabalho criados, onde se incluem remunerações e despesas contributivas, bem como um apoio adicional de 40% para financiar outros custos associados.


A título de exemplo, uma empresa que contrate até três postos de trabalho pode beneficiar no máximo de 68.421,45 € nos três anos do programa. Este montante pode atingir os 82.105,74 € nos casos de contratações feitas por uma empresa com menos de 5 anos de atividade.


O +CO3SO Emprego tem três modalidades de operacionalização:


+CO3SO Emprego Interior,
+CO3SO Emprego Urbano
e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social,


Cada uma delas com duração máxima de 36 meses a partir da criação do primeiro posto de trabalho.


O programa também abrangerá estudantes que decidam iniciar a sua vida profissional nos territórios do interior.


Os Programas Operacionais Regionais começarão a publicar AVISOS em março, mas ficarão abertos até julho, em contínuo.