Decorreu ontem, quinta-feira, em Gavião, a reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) referente ao mês de fevereiro. Na reunião foi apresentado o Projeto Guardiões, uma parceria liderada pelo Instituto Politécnico de Portalegre, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo) e o Fórum de Energia e Clima, que tem como objetivo informar e sensibilizar a sociedade civil para o impacto das alterações climáticas no Alentejo.

Através da criação de conteúdos multimédia, da realização de ações junto das diversas instituições da administração pública, escolas e comunidade, e da realização de conferências sobre temas relacionados com o problema das alterações climáticas, o Projeto Guardiões visa garantir que as boas práticas nacionais e internacionais são divulgadas no Alentejo. Só deste modo é que as estratégias de desenvolvimento regional podem apresentar soluções que permitam pensar no futuro de forma sustentável.

No âmbito da criação do Centro de Dados Informático para o Alto Alentejo, no qual a CIMAA já investiu cerca de 3 milhões de euros com o objetivo de criar um Centro de Serviços Partilhados para suportar as infraestruturas de computação e comunicação da administração local no território, foi proposta e aprovada a abertura de um procedimento concursal para aquisição de equipamentos informáticos que permitam ligar o centro de dados aos municípios de Elvas, Campo Maior, Monforte, Castelo de Vide e Crato.

Ainda durante a reunião, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo apresentou aos membros do Conselho Intermunicipal um ponto de situação sobre o momento de seca atualmente vivido no território. Com base em informação prestada pela Águas do Vale do Tejo, salientou-se que, neste momento, não existem barragens no Alto Alentejo com níveis de água abaixo dos 40% da sua capacidade, estando a Barragem da Póvoa entre os 41 e os 50%, as barragens de Maranhão, Abrilongo e Caia entre os 51 e os 60% e as barragens de Apartadura e Montargil entre os 61 e os 80%.

Perante as preocupações demonstradas pela sociedade civil, que tem procurado a CIMAA no sentido de obter respostas sobre se o abastecimento de água no Alto Alentejo durante o próximo ano estará, ou não, em risco, a CIMAA continuará a monitorizar a situação junto das autoridades competentes, apelando a que a população promova uma utilização responsável deste recurso.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

A próxima reunião do Conselho Intermunicipal terá lugar a 10 de março, em Portalegre.