A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e os seus municípios estão a trabalhar em conjunto com o objetivo de criar uma Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA). O propósito é potenciar a difusão de conhecimento, valorizar o território e apostar na formação.

A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) possui, atualmente, 11 bibliotecas espalhadas pelos conselhos do Alto Alentejo, com várias outras a fazerem o caminho de integrarem essa rede. Com a criação da Rede Intermunicipal, as bibliotecas que aderirem à RIBAA beneficiarão de todas as vantagens do trabalho em rede, otimizando recursos e melhorando o serviço prestado às populações.

Paralelamente, e para que a RIBAA possa servir da melhor forma, tanto a região, como as próprias populações e comunidades escolares, a CIMAA e os municípios, em simultâneo com a criação da rede, comprometeram-se a adquirir equipamentos informáticos, bibliotecas itinerantes online e sistemas de informação e catálogos integrados. Só desta forma o passo que está a ser dado em frente pode sê-lo também no domínio da transição e modernização digital e tecnológica.

A RIBAA será o meio primordial para, no Alto Alentejo, promover a melhoria das competências de literacia das populações, partilhar recursos e serviços, criar programas de promoção de leitura e de formação continuada e promover o território através do espólio bibliográfico de autores concelhios e património literário e imaterial da região.

A constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, cujas reuniões preparatórias têm decorrido desde o início de novembro, deverá ser aprovada durante o mês de janeiro de 2023.