Realizou-se esta terça-feira, 28 de abril, a 4.ª reunião de ponto da situação da evolução da pandemia COVID-19 no território do Alto Alentejo, com a presença dos municípios associados da CIMAA, dos representantes da ULSNA, da Diretora do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Portalegre e do Comandante Operacional Distrital de Portalegre da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

De particular importância foram os dados apresentados sobre os testes já realizados nos lares, no âmbito da parceria em curso com a CIMAA/ULSNA/Segurança Social.

Assim, até à data foram feitos 836 testes em 40 IPSS, um número que significa que, no decorrer de duas semanas, foi já atingida uma taxa de execução de 44%. Para a semana em curso e para a próxima estão agendados mais de 1000 testes, estimando-se a cobertura da totalidade dos funcionários e utentes das instituições do Alto Alentejo.

Durante a reunião foi igualmente referida a entrega de mais EPI aos municípios, um processo que está a prosseguir de acordo com o planeado.

Entre os pontos abordados esta terça-feira esteve também, para além dos trabalhos realizados pelo CDOS no âmbito do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, a Execução do PT 2020 – CIM Alto Alentejo.

Os autarcas fizeram um ponto de situação da execução do PACTO, do PARU e do PEDU neste período de pandemia, considerando que estes são investimentos determinantes para a defesa e criação de emprego e para a revitalização da economia em todo o território do Alto Alentejo.