A CIMAA mobilizou na manhã desta quarta-feira, 23 de agosto, três viaturas e 13 operacionais das suas Brigadas de Sapadores de Florestais para o Quartel de Bombeiros de Santo António das Areias, em Marvão, devido à ocorrência de um incêndio nesta região, sob orientação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Os elementos das brigadas da CIMAA reuniram-se com os operacionais de outras entidades com o objetivo de completarem em conjunto as missões de consolidação do combate ao fogo e de rescaldo, tendo completado esta missão com sucesso, efetuando-se a desmobilização dos meios de combate por volta das 17h20 do mesmo dia.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo tem ao dispor do território duas Brigadas de Sapadores Florestais que se encontram integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2023) e que, neste período de risco acrescido, desempenham um importante trabalho de vigilância, reforço no combate às chamas e operações de rescaldo.

Neste período de maior risco os sapadores florestais da CIMAA têm vindo a posicionar-se diariamente em locais estratégicos de estacionamento com o propósito de fazerem vigilância armada, ou seja, munidos dos meios para combate a qualquer ocorrência. Esta ação preventiva é realizada sempre que o Comando Distrital de Operações e Socorro de Portalegre (CDOS) emite um alerta amarelo ou superior na região.