Decorreu na passada semana, 8 de setembro, a reunião mensal do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, contando com a participação via zoom do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e com a presença dos deputados à Assembleia da República eleitos pelo círculo de Portalegre, Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves. A reunião teve lugar no mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato.
O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa aproveitou a oportunidade para apresentar aos autarcas do Alto Alentejo o programa de capacitação digital para adultos EUSOUDIGITAL, tendo em vista a digitalização das empresas, do Estado e uma preparação cada vez mais competente dos cidadãos para o mundo digital.
Para Mário Campolargo, este é um programa de coesão social e digital, de âmbito nacional que quer juntar pessoas nascidas no seio do mundo digital que, voluntariamente, passarão conhecimentos a pessoas fora deste mundo e no qual desejam tornar-se fluentes. O Secretário de Estado manifestou também a sua satisfação por ter constatado o interesse do Alto Alentejo na digitalização enquanto processo fundamental para evolução e competitividade da região, bem como para a qualidade de vida das suas populações.
Já os deputados à Assembleia da República eleitos por Portalegre, apresentaram no Crato as linhas orientadoras do Ciclo de Investimento e Necessidades para o Alto Alentejo. Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves manifestaram o desejo de cimentar uma relação mais próxima com o Conselho Intermunicipal, para que se fomente um diálogo permanente entre as autarquias e os representantes da região na Assembleia da República.
Os dois deputados propuseram ainda ao Conselho que este diálogo permanente para o próximo ciclo de investimento esteja baseado em setores estratégicos para o Alto Alentejo como as infraestruturas, nomeadamente a ferrovia, a saúde e o ambiente, tendo em vista a transição energética verde e a promoção de hábitos mais ecológicos.
Com o avançar, a passos largos, do projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, o presidente da Câmara Municipal do Crato (AHFMC), Joaquim Diogo, fez um ponto de situação a propósito dos trabalhos em curso nas várias vertentes do projeto, nomeadamente sobre a recente aprovação da Declaração de Impacte Ambiental por parte da Agência Portuguesa do Ambiente e a constituição, por parte do Conselho de Ministros, do AHFMC enquanto empreendimento de interesse público nacional.
Joaquim Diogo abordou ainda as várias reuniões já realizadas e agendadas pela CIMAA tendo em vista um esforço de inclusão e apelo à participação de todas as organizações e agentes da sociedade civil cujos contributos são importantes para o melhor avanço e implementação da Barragem do Pisão. Só assim, com a participação ativa e bem-vinda de todos os agentes do território, este projeto estruturante pode ser uma mais-valia para todo o território sem exceção.
A próxima reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Alentejo está marcada para o dia 13 de outubro.