A CIMAA estará nos próximos dias 24 e 25 de maio em Zasavje, na Eslovénia, para participar no encontro final parceiros do projeto RAMSAT (RAMSAT Final Event and Final Partners Meeting) ao lado de representantes dos municípios de Castelo de Vide e Marvão que, em conjunto com a CIMAA foram identificados para participar no projeto.
O projeto RAMSAT promove a revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável, respondendo à necessidade urgente de incentivar melhores políticas regionais e locais para o uso sustentável dos recursos, quer ao nível do património natural e cultural, quer ao nível do turismo alternativo. Quer-se, com isto, garantir o uso sustentável dos recursos naturais e do património cultural através de uma gestão mais eficaz.
Desde 2019, quando iniciado, uma das tarefas previstas para cada um os parceiros integrantes, entre os quais a CIMAA, foi a dinamização de Workshops e Seminários Temáticos que fomentassem a aprendizagem inter-regional, levando à partilha das experiências dos vários parceiros. Estes eventos contaram também com a participação dos vários stakeholders regionais identificados pelos parceiros, permitindo a partilha de conhecimentos a nível europeu.
Foi nesse âmbito que a 21 e 22 de junho de 2022 a CIMAA, na qualidade coordenadora do projeto, organizou em conjunto com os municípios de Castelo de Vide e Marvão, na qualidade de anfitriões, o 2º Workshop Interregional: “Futuro da Arte”, no qual os parceiros apresentaram os seus planos de ação, debateram-se o turismo sustentável em zonas de montanha, a importância de projetos nesta área e as oportunidades de investimento a aproveitar e uma visita de todos os parceiros à boa prática apresentada pela CIMAA: Turismo Religioso – O legado judaico de Castelo de Vide.
Agora, para este último encontro na Eslovénia, os parceiros apresentam os resultados finais e os planos de ação resultantes do projeto e, à semelhança daquilo que tem acontecido até aqui, serão discutidos projetos de turismo sustentável que têm vindo a implementar nas suas regiões, dando-se natural primazia ao país organizador, a Eslovénia, que dará a conhecer algumas das suas apostas, como a caminhada nas minas de Zagorje ob Savi e o Parque Paisagístico de Kum.