O Vice-Presidente da CIMAA, Nuno Silva acompanhou no dia 21 de junho a visita à Estação Elevatória dos Álamos, em Portel, que culminou na apresentação do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo. Esta visita esteve inserida na iniciativa do Governo Mais Próximo, que decorreu no distrito de Évora e no qual participaram vários elementos do governo.

O plano apresentado, que prevê investimentos na ordem dos 993 milhões de euros, tem como objetivo a otimização de recursos, o aumento da eficiência e a adaptação do território às necessidades reais da população.

Perante a drástica diminuição das disponibilidades hídricas das últimas décadas, o Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo, que conta com a participação de entidades e stakeholders que ajudaram a criar mais 70 medidas que podem ser realizadas a curto e médio prazo, sendo que 12 referem-se a medidas de gestão dos recursos hídricos, 12 para o setor urbano, 41 medidas para o setor agrícola, 2 para os setores da indústria e 6 para o turismo.