O Castelo de Alter do Chão foi o cenário para a sessão de abertura dos XXI Jogos do Alto Alentejo (JAA) que aconteceu no domingo passado, 26 de março, e contou com a presença do presidente Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, do presidente da Câmara de Alter do Chão, Francisco Miranda, dos representantes dos Municípios integrantes do projeto e de vários grupos de “atletas” das mais diferentes modalidades.

Esta iniciativa histórica da CIMAA realiza-se entre março e julho, envolvendo mais de 30 modalidades desportivas e cerca de 4 mil praticantes do distrito de Portalegre. No calendário de atividades conta-se o futsal, sueca, caminhadas, padel, pesca desportiva, hidroginástica, cicloturismo, tiro aos pratos e ao alvo, natação, canoagem, malha, ténis, uma corrida noturna, futebol de 7 e provas de orientação. Esta edição fica ainda marcada pelo regresso do tiro ao alvo, o que torna este calendário de modalidades ainda mais diversificado e apelativo a todos os possíveis participantes.

Na sua intervenção, o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, destacou o papel desta iniciativa como “um verdadeiro exemplo daquela que é uma verdadeira concertação e coesão territorial”, para além de “promover a prática desportiva e hábitos de vida saudável e de serem uma oportunidade para os participantes conheceram mais pessoas” e o território dentro do distrito de Portalegre.

O presidente da Câmara de Alter do Chão, Francisco Miranda, na sua intervenção também destacou “o convívio entre concelhos” como um dos pontos de interesse desta iniciativa, onde “o espírito competitivo é a parte menor”.