Maior frequência do serviço, otimização das linhas e simplificação do tarifário

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) aprovou, por unanimidade dos 15 municípios que a compõem, os princípios orientadores para a reestruturação da rede de transportes públicos da região numa estratégia que visa, através da melhoria do sistema de mobilidade, potenciar o desenvolvimento da região, promover a utilização dos transportes públicos e aproximar as pessoas dos principais serviços de interesse geral.

Durante a preparação e redefinição da nova rede de transportes públicos a contratualizar, a CIMAA tem reunido com os principais polos geradores do território que motivam padrões de mobilidade específicos, tal como o Instituto Politécnico de Portalegre, a Guarda Nacional Republicana, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portalegre, bem como os seus Municípios associados.

No âmbito dos dados recolhidos pela CIMAA, com a ajuda e colaboração das entidades supramencionadas, é de se destacar que:

• Existem 662 alunos do ensino superior residentes no Alto Alentejo que diariamente realizam deslocações intermunicipais entre a sua residência e um dos polos do Instituto Politécnico de Portalegre, sendo neste âmbito de se destacar as deslocações diárias entre Elvas e Portalegre (106 alunos), Ponte de Sor e Portalegre (82 alunos) e Campo Maior e Portalegre (63 alunos);

• Existem 56 funcionários da GNR Portalegre com horários regulares que realizam diariamente deslocações intermunicipais no âmbito da deslocação casa-trabalho, sendo de se destacar a deslocação diária entre Elvas e Portalegre (11 funcionários), Arronches e Portalegre (10 funcionários) e ainda Castelo de Vide, Marvão e Monforte, que possuem 6 funcionários em cada um destes municípios que se deslocam diariamente para Portalegre no âmbito da sua atividade laboral;

• Tendo por base dados das consultas e exames agendados nos Hospitais de Elvas e Portalegre no 1º semestre de 2025, existe uma média diária de 340 utentes que residem no Alto Alentejo e realizam deslocações intermunicipais para estes Hospitais, sendo 95% destas consultas/exames agendadas entre o horário das 8h-12h e 14h-17h no caso do Hospital de Portalegre e 87% das consultas/exames entre os horários das 8h-12h e 14h-16h no caso do Hospital de Elvas. Neste âmbito, foi possível apurar que, para consultas ou exames no Hospital, deslocam-se todos os dias para Portalegre cerca de 60 pessoas de Ponte de Sor, 31 pessoas de Nisa e 25 pessoas de Elvas. Enquanto que para o Hospital de Elvas neste mesmo âmbito, deslocam-se diariamente cerca de 31 pessoas de Campo Maior, 11 pessoas de Sousel e 9 pessoas de Arronches.

O estudo realizado analisou ainda os movimentos pendulares diários entre os municípios do Alto Alentejo de acordo com os resultados do recenseamento geral da população mais recentes (Censos 2021), onde foi possível apurar o número médio de pessoas que todos os dias se deslocam entre municípios do Alto Alentejo e ainda regiões contíguas.

• de Alter do Chão, 98 pessoas para Portalegre, 43 para Avis e 39 para o Crato;
• de Arronches, 225 pessoas para Portalegre, 51 para Campo Maior e 46 para Monforte;
• de Avis, 82 pessoas para Ponte de Sor, 58 para Sousel e ainda 60 pessoas que efetuam diariamente uma deslocação inter-regional para um município do Alentejo Central;
• de Campo Maior, 198 pessoas para Elvas, 83 para Portalegre e 28 para o Alentejo Central;
• de Castelo de Vide, 233 pessoas para Portalegre, 55 para Marvão e 20 para Nisa
• do Crato, 153 pessoas para Portalegre, 33 para Nisa e 28 para Ponte de Sor;
• de Elvas, 525 pessoas para Campo Maior, 240 para Portalegre e 366 para o Alentejo Central;
• de Fronteira, 60 pessoas para Portalegre, 57 para Avis e 91 para o Alentejo Central;
• de Gavião, 88 pessoas para Ponte de Sor, 71 para Portalegre e 111 para um município do Médio Tejo;
• de Marvão, 255 pessoas para Portalegre, 86 para Castelo de Vide e 12 para Alter do Chão;
• de Monforte, 151 pessoas para Portalegre, 39 para Elvas e 67 para o Alentejo Central;
• de Nisa, 268 pessoas para Portalegre, 42 para o Crato e 103 para um município da Beira Baixa;
• de Ponte de Sor, 161 pessoas para Portalegre, 144 para Avis e 119 para o Médio Tejo;
• de Portalegre, 169 pessoas para Elvas, 122 para Ponte de Sor e 122 para Castelo de Vide;
• de Sousel, 61 pessoas para Elvas, 60 para Portalegre e 250 para o Alentejo Central.

Todos estes dados recolhidos, aliados aos contributos que chegam diariamente à Autoridade de Transportes para promover melhorias na rede por parte dos passageiros que todos os dias utilizam o sistema, são fundamentais e estão a ser tomados em consideração no processo em curso que procura compatibilizar e melhor ajustar a oferta de transporte publico às efetivas necessidades de mobilidade da população.

Mais mobilidade, mais segurança, mais oportunidades

A CIMAA sublinha a importância dos transportes públicos para aproximar a população a novas oportunidades de comércio, lazer, emprego, educação, desporto e saúde, sendo a promoção desta acessibilidade a diferentes serviços particularmente relevante em territórios de baixa densidade, caracterizados por uma população maioritariamente dispersa e isolada.

Ao mesmo tempo, realça-se também o potencial da melhoria da rede de transportes públicos para contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, especialmente em percursos intermunicipais de longa distância como Ponte de Sor – Portalegre, Elvas – Portalegre ou Nisa – Portalegre.

Neste âmbito, o Conselho Intermunicipal da CIMAA aprovou os seguintes Princípios orientadores para a reestruturação da rede de transportes:

• Reestruturar e simplificar o modelo tarifário; através da criação de um passe de rede em vez dos atuais passes de linha, e ainda a criação de passes combinados com outros operadores do território;

• Ajustar e reforçar os horários de transporte públicos, compatibilizando a oferta às necessidades de mobilidade de diferentes tipologias de utilizadores;

• Otimizar a rede e as linhas de transporte público, tornando os tempos de viagem mais competitivos com o transporte individual;

• Garantir a articulação dos diferentes meios de transporte no planeamento da rede, potenciando a intermodalidade entre a rede regular de transportes públicos rodoviários, o transporte ferroviário e os serviços rodoviários de longo curso;

• Melhorar as condições e a acessibilidade das paragens do transporte público;

• Melhorar a experiência do utilizador com o sistema de transportes públicos, em todas as suas etapas e componentes;

• Simplificar o sistema, tornando-o mais constante, confiável e atrativo; através da reorganização das linhas, da simplificação dos períodos de funcionamento, da criação de uma oferta especifica pensada para as deslocações no período do verão, e da garantia das ligações principais durante todo o ano, permitindo a potenciando a deslocação de toda a população no território através dos transportes públicos da região.

No âmbito desta aprovação, ficou subjacente a necessidade da nova rede responder cada vez melhor às necessidades de mobilidade da população do Alto Alentejo como um todo.

Com a aproximação do final do contrato da atual concessão da rede de transportes públicos, em agosto de 2026, os serviços técnicos da CIMAA encontram-se já a preparar todos os elementos necessários no âmbito do novo processo de contratação pública internacional, para que o concurso para a exploração da nova rede de transportes que seja lançado nos próximos meses.

Reunião de Conselho Intermunicipal da CIMAA com a presença dos autarcas do Alto Alentejo em Portalegre
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