O planeamento e a gestão da mobilidade no território do Alto Alentejo passaram, na última década, por profundas transformações. Com a implementação da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, os municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Sousel agregaram-se para que a mobilidade do território fosse pensada numa perspetiva de verdadeiro serviço público, numa perspetiva supramunicipal e multimodal. Agregaram-se porque sabiam que a melhoria da qualidade dos serviços prestados dependia da preparação e capacitação de uma entidade pública supramunicipal que pensasse a mobilidade do território na perspetiva das pessoas, na perspetiva de sistema.

- Aprovaram em 2019 a abertura do Concurso Público Internacional para a contratualização do serviço público de transporte de passageiros, por um período de 4 anos, com uma forte componente de monitorização e reporte, garantindo ainda manutenção dos serviços de transporte público intermédios que foram criados durante o contexto pandémico.
- Aprovaram em 2022 a reestruturação do mapa de pessoal da Comunidade Intermunicipal para a criação do serviço de mobilidade e transportes e a contratualização de 1 técnico superior dedicado exclusivamente à temática, prevendo e apostando também na continua capacitação deste serviço nos anos consequentes, com a aprovação de 1 assistente técnico em 2023 e mais 1 técnico superior em 2024.
- Aprovaram em 2022 a criação de tarifas mensais a preços reduzidos, permitindo que o custo mensal de um passe de transportes públicos no Alto Alentejo fosse sempre inferior a 30€, potenciando uma verdadeira acessibilidade económica ao sistema e aumentando o rendimento disponível das famílias ao fim do mês, tendo em consideração que até então, o custo mensal de um passe poderia ascender aos 177,70 €.
- Implementaram em 2022 a gratuitidade dos passes mensais aos antigos combatentes e às pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%.
- Implementaram em 2024 a gratuitidade dos passes mensais a todos os estudantes, e em 2025, a todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de este ser ou não estudante.
- Aprovaram em 2024 a elaboração de um Estudo para a Implementação do Transporte a Pedido no Alto Alentejo que identificasse os circuitos no Alto Alentejo que melhor potencial possuem para ser explorados neste regime, com o objetivo de implementar um sistema inovador e complementar à rede de transportes públicos regular – circuitos estes que em 2025, após reunião com operadores locais e execução dos procedimentos legais inerentes, estão já a começar a ser testados no terreno.
- Promoveram em 2024 à realização de um levantamento no terreno, por parte dos técnicos da Comunidade Intermunicipal, que permitisse obter um diagnóstico exaustivo das condições de todas as paragens e interfaces do transporte público da região, com o objetivo de identificar as necessidades de investimento nestes equipamentos e infraestruturas fundamentais para o sistema.
- Aprovaram, em 2025, a elaboração conjunta de 16 Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, permitindo que a elaboração destes instrumentos fosse realizada de forma concertada e articulada em toda a região, visando a criação de uma visão coesa e integrada à escala intermunicipal, que incidisse não só do transporte público rodoviário, mas também em todas as outras componentes que à mobilidade dizem respeito: à mobilidade pedonal e ciclável, às acessibilidades rodoviárias, ao transporte ferroviário, ao transporte de mercadorias, à gestão e ordenamento do estacionamento, e até mesmo à redução da sinistralidade rodoviária.
- Aprovaram em 2025 a abertura de 3 Concursos Públicos Internacionais que totalizam um valor de investimento previsto superior a 1,3 milhões de euros para a melhoria transversal das paragens e interfaces afetas ao serviço público de transporte de passageiros no Alto Alentejo, em concreto:
» 377.416,28 € para a melhoria das paragens de transporte público com a normalização da sua identificação através da aquisição e instalação de 690 postaletes personalizados com uma marca comum e já equipados com placa superior e placa central para colocação de informação ao público.
- Aprovaram em 2025 os princípios orientadores para a reestruturação da rede de transportes públicos do Alto Alentejo, a aplicar já no desenho da rede de transportes para a próxima contratualização, priorizando o reforço dos horários, a simplificação tarifária, a promoção da intermodalidade, com a ferrovia e outros modos, a melhoria das condições de acessibilidade das paragens e ainda a melhoria da experiência do utilizador do sistema em todas as suas etapas e componentes.
Tudo o que foi aprovado teve também em consideração as necessidades e contributos dos utilizadores do sistema ao longo deste percurso, algo que só tem sido possível pelas metodologias participativas e trabalho de proximidade que tem vindo a ser promovido pela Comunidade Intermunicipal, que tem criado mecanismos para envolver e promover a participação das pessoas na criação das soluções que lhes dizem respeito:
- quer seja como resultado das +85 respostas obtidas ao inquérito de satisfação ao sistema de transportes públicos do Alto Alentejo, que procurou agregar sugestões, reclamações e perceções de satisfação da prestação de serviço dos transportes públicos do Alto Alentejo, potenciando a sua continua melhoria;
- das +160 respostas obtidas no inquérito para a melhoria das paragens de transporte público do Alto Alentejo, que incentivou os utilizadores a sinalizar sugestões para a melhoria das suas paragens, para capacitar a entidade competente a melhor investir nas paragens de transporte público da região.
- das +380 respostas já obtidas no inquérito atualmente em curso no âmbito dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, que constituirão um contributo fundamental para a construção de uma visão participada para o futuro da mobilidade no Alto Alentejo.
- e ainda de todos os contactos e atendimentos presenciais de utilizadores do sistema que a Comunidade Intermunicipal tem tido o prazer de ouvir e acompanhar, cuja atenção, iniciativa e disponibilidade para contribuir para a melhoria do sistema tem sempre sido reconhecida e valorizada.
Nos últimos anos a mobilidade no território do Alto Alentejo tem unido os municípios, com o propósito de melhor conseguir unir pessoas, unir serviços, unir uma região.
O Alto Alentejo hoje move-se por um propósito: pelo propósito de convergir para um futuro onde o direito à mobilidade num território de baixa densidade seja tão digno ou satisfeito como num território mais denso. Com o propósito de tornar o sistema de transportes públicos cada vez mais uma alternativa. Uma alternativa sustentável, inclusiva e ao serviço de todos.
A Comunidade Intermunicipal agradece a todos os que utilizam o sistema e que, com cada viagem, fazem parte desta mudança.