Está em curso a 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), a iniciativa desportiva com uma marcada vertente social e cultural, que envolve esta região num saudável espírito competitivo em mais de 20 modalidades, divididas pelos concelhos do Alto Alentejo. A cerimónia de abertura decorreu no sábado, 24 de fevereiro, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, e nem a chuva que teimava em aparecer – a espaços –, demoveu representantes e técnicos dos municípios, bem como autarcas, de marcar presença nesta autêntica celebração desportiva.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, destacou a longevidade deste projeto que surgiu há 24 anos e enalteceu o trabalho efetuado pelos técnicos de desporto, essencial para que os JAA sejam uma realidade todos os anos. “É um orgulho organizar esta iniciativa, em conjunto com os municípios, e perceber que o número de participantes continua a aumentar. O propósito da CIMAA ao longo dos anos tem sido aquele que todos entendemos ser o devido: criar, concertar e chamar cada vez mais gente dos nossos territórios aos JAA. Quem participa sabe que é especial, as pessoas sentem de maneira diferente a dor da derrota e o sorriso da vitória, e nós partilhamos isso com elas”, disse.

Miguel Rasquinho, Diretor Regional do IPDJ, refletiu acerca da importância desta iniciativa para o contexto desportivo do Alto Alentejo e até nacional, visto que dá um contributo importante para que o nosso país “seja um dos mais pratica desporto na Europa”, aliás, algo que se nota nos mais de 4000 participantes que já estão inscritos. As palavras de boas-vindas ficaram a cargo do anfitrião desta tarde, o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, que contextualizou os presentes acerca do local em que se encontravam: o Convento de Nossa Senhora da Luz, no passado ao serviço da religião e agora reabilitado como espaço cultural de excelência do concelho de Arronches e do Alto Alentejo.

Com um horizonte temporal de março até junho, os JAA contarão com modalidades para vários públicos-alvo, tão variadas como tiro ao alvo, hidroginástica, futebol de 7, sueca ou pesca desportiva, entre muitas outras. Não esquecer ainda a vertente inclusiva da iniciativa, através dos JAA Adaptados, idealizados para pessoas com algum grau de incapacidade física ou psíquica.

A calendarização será divulgada durante a próxima semana, bem como toda a restante documentação. Estejam atentos ao site e às redes sociais da CIMAA!

Consulte a fotogaleria do evento no Facebook da CIMAA.

jaa_abertura20241