A criação e instalação de um sistema integrado de videovigilância para prevenção de incêndios florestais no Alto Alentejo continua a avançar tendo em vista uma melhor proteção do território e das suas populações.

Este projeto, que surge de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), contempla a instalação de duas torres de videovigilância, em São Mamede e na torre de menagem do Castelo de Marvão, que servem os conselhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Monforte, Nisa e Portalegre, bem como dois centros de controlo na GNR e ANEPC do distrito.

Esta operação já viu concluída a sua primeira fase que consiste na instalação das duas torres e respetivos sistemas de comunicações e gravadores, possibilitando a sua total operação. Nesta primeira fase foi também executada a instalação dos dois centros de controlo previstos.

Com estes meios, os elementos operacionais da GNR e ANEPC poderão usar o sistema integrado de videovigilância para prevenção de incêndios florestais de modo a detetar eventuais ignições mais precocemente e com localização mais precisa, contribuindo para a prevenção e minimização de combate aos incêndios florestais, bem como a monitorização e atuação perante reacendimentos.

Já a segunda e última fase, que tem um prazo contratado de execução até janeiro de 2023, levará à instalação de videowalls e equipamentos que permitirão aos dois centros existentes uma deteção automática de incêndios.

O total de investimento garantido pela CIMAA através de candidatura ao POSEUR ronda os 155 mil euros.

POSEUR_LOGOS_RODAPE