Estiveram reunidos no passado dia 3 de novembro os representantes do Instituto Politécnico de Portalegre, da CIMAA e dos municípios que integram o projeto para a criação e implementação das Cartas Sociais.
As Cartas Sociais surgiram como resposta à necessidade de reforçar os mecanismos de planeamento territorial e de apoio à tomada de decisão. Pretende-se que constituam um instrumento de caráter oficial, global e de fácil acesso, com a informação mais relevante respeitante à rede de serviços e equipamentos sociais de um determinado território.
A CIMAA é parceira num projeto juntamente com a CCDR Alentejo e com as restantes Comunidades Intermunicipais do Alentejo, a Rede para o Acesso a Serviços de Interesse Geral do Alentejo (ALT20-09-5864-FSE-000001).
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) é o parceiro estratégico que vai coordenar este trabalho com os municípios envolvidos, que irá culminar com a apresentação de 14 Cartas Sociais Municipais e uma Carta Social Supramunicipal assinada pelos 15 municípios do Alto Alentejo.
Tendo em conta que o sucesso de uma iniciativa desta natureza estará sempre dependente do grau de envolvimento dos intervenientes, nesta reunião os vários parceiros reafirmaram a sua disponibilidade para máxima articulação entre todos, que garanta o cumprimento dos prazos, bem como as condições para que todo o processo decorra de forma fluída e que o resultado seja o mais ajustado possível à realidade de cada concelho.
Nesta reunião foi feito o enquadramento do projeto e apresentada a metodologia e cronologia prevista. O plano de trabalhos vai dividir-se em 3 fases: a caracterização prospetiva da procura de equipamentos sociais, a avaliação da oferta de equipamentos sociais e suas carências e, por último, o programa de intervenção, de ampliação e modernização da oferta de equipamentos até 2030.
Este processo iniciou-se em setembro de 2022 e seguirá até junho do próximo ano, com a entrega da versão final das Cartas Sociais.