A CIMAA esteve presente no passado dia 20 e 21 de junho na Aldeia da Luz (Mourão) na 2ª Edição da Aldeia da Inovação. A 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social está integrada nas atividades portuguesas do consórcio europeu “ESF+ Network of Competence Centres for Social Innovation”  e que adotou na sua comunicação o nome genérico FUSE (Facilitating United approaches to Social innovations in Europe), no âmbito da iniciativa lançada pela Comissão Europeia de apoio à criação de Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social, em cada um dos Estados Membros da União Europeia.

Portugal está representado nesta iniciativa pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), com o apoio de quatro parceiros de referência – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade Católica Portuguesa, Banco Montepio e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa/Casa do Impacto, acompanhados por um Conselho Consultivo composto por cerca de 40 entidades do ecossistema de inovação e investimento de impacto nacional.

Durante dois dias a Aldeia da Luz transformou-se na Aldeia da Inovação Social, uma montra viva e interativa de inovação social através da presença, apresentação e demonstração de projetos inovadores destinados a todos os públicos e de diversas idades.

Neste contexto foi realizada uma reunião informal de empreendedores, investidores e organizações do sector público e privado, municípios, académicos, artistas, jornalistas e outros cidadãos num ambiente propicio à partilha, reflexão, diálogo e ao reforço de cooperação.

Contou-se com cerca de 130 oradores em 6 palcos simultâneos, conferencias, mesas redondas, ilustração de rua e testemunhos nacionais e internacionais.