O primeiro secretário executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro, foi um dos oradores participantes do Webinar “Empregabilidade e Valorização de Talentos no Ensino Profissional”, no âmbito da 1ª Feira Vocacional e Profissional do Agrupamento de Escolas do Bonfim, em Portalegre.
Este painel de debate, que se focou na identificação de novos desafios e oportunidades para o ensino profissional para o Alto Alentejo, teve também como oradores Manuel Miguéns, secretário-geral do Conselho Nacional de Educação, Artur Romão, pró-presidente para o Empreendedorismo, Emprego e Valorização do Instituto Politécnico de Portalegre, António Casa Nova, Vereador da Câmara Municipal de Portalegre, Angelina Presa, Diretora Pedagógica da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Caminha, e Carla Oliveira, Coordenadora da empresa Kyntch Services em Portalegre. A moderação esteve nas mãos de Hugo Alcântara, jornalista da SIC.
Em destaque, na intervenção da CIMAA, esteve a Rede Colaborativa de Educação do Alto Alentejo como forma de potenciar uma cultura de trabalho em rede, nomeadamente ao nível dos projetos educativos e de formação. Foram discutidos, entre outros temas, a importância da descentralização da educação para territórios de baixa densidade como o Alto Alentejo, a oferta formativa de cursos profissionais e a capacidade de atratividade da população jovem, os planos de ação estratégica das escolas no âmbito do Portugal 2020 e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo.
A CIMAA e os respetivos municípios que a compõem têm apostado em várias estratégias de valorização da Educação no território e participado em iniciativas promovidas a nível nacional pelo Governo, de forma a promover o desenvolvimento económico da região, aumentar a motivação dos jovens e garantir o ajustamento da oferta de qualificações às necessidades da economia e do mercado de trabalho.