O planeamento e a gestão da mobilidade no território do Alto Alentejo passaram, na última década, por profundas transformações. Com a implementação da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, os municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Sousel agregaram-se para que a mobilidade do território fosse pensada numa perspetiva de verdadeiro serviço público, numa perspetiva supramunicipal e multimodal. Agregaram-se porque sabiam que a melhoria da qualidade dos serviços prestados dependia da preparação e capacitação de uma entidade pública supramunicipal que pensasse a mobilidade do território na perspetiva das pessoas, na perspetiva de sistema.

Deste então, com uma visão comum e estratégica, os autarcas:
  • Aprovaram em 2019 a abertura do Concurso Público Internacional para a contratualização do serviço público de transporte de passageiros, por um período de 4 anos, com uma forte componente de monitorização e reporte, garantindo ainda manutenção dos serviços de transporte público intermédios que foram criados durante o contexto pandémico.
  • Aprovaram em 2022 a reestruturação do mapa de pessoal da Comunidade Intermunicipal para a criação do serviço de mobilidade e transportes e a contratualização de 1 técnico superior dedicado exclusivamente à temática, prevendo e apostando também na continua capacitação deste serviço nos anos consequentes, com a aprovação de 1 assistente técnico em 2023 e mais 1 técnico superior em 2024. 
  • Aprovaram em 2022 a criação de tarifas mensais a preços reduzidos, permitindo que o custo mensal de um passe de transportes públicos no Alto Alentejo fosse sempre inferior a 30€, potenciando uma verdadeira acessibilidade económica ao sistema e aumentando o rendimento disponível das famílias ao fim do mês, tendo em consideração que até então, o custo mensal de um passe poderia ascender aos 177,70 €. 
  • Implementaram em 2022 a gratuitidade dos passes mensais aos antigos combatentes e às pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%. 
  • Implementaram em 2024 a gratuitidade dos passes mensais a todos os estudantes, e em 2025, a todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de este ser ou não estudante.
  • Aprovaram em 2024 a elaboração de um Estudo para a Implementação do Transporte a Pedido no Alto Alentejo que identificasse os circuitos no Alto Alentejo que melhor potencial possuem para ser explorados neste regime, com o objetivo de implementar um sistema inovador e complementar à rede de transportes públicos regular – circuitos estes que em 2025, após reunião com operadores locais e execução dos procedimentos legais inerentes, estão já a começar a ser testados no terreno. 
  • Promoveram em 2024 à realização de um levantamento no terreno, por parte dos técnicos da Comunidade Intermunicipal, que permitisse obter um diagnóstico exaustivo das condições de todas as paragens e interfaces do transporte público da região, com o objetivo de identificar as necessidades de investimento nestes equipamentos e infraestruturas fundamentais para o sistema. 
  • Aprovaram, em 2025, a elaboração conjunta de 16 Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, permitindo que a elaboração destes instrumentos fosse realizada de forma concertada e articulada em toda a região, visando a criação de uma visão coesa e integrada à escala intermunicipal, que incidisse não só do transporte público rodoviário, mas também em todas as outras componentes que à mobilidade dizem respeito: à mobilidade pedonal e ciclável, às acessibilidades rodoviárias, ao transporte ferroviário, ao transporte de mercadorias, à gestão e ordenamento do estacionamento, e até mesmo à redução da sinistralidade rodoviária. 
  • Aprovaram em 2025 a abertura de 3 Concursos Públicos Internacionais que totalizam um valor de investimento previsto superior a 1,3 milhões de euros para a melhoria transversal das paragens e interfaces afetas ao serviço público de transporte de passageiros no Alto Alentejo, em concreto:

» 909.738,60 € para a melhoria dos abrigos das paragens de transporte público, através da aquisição e instalação de 185 novos abrigos de paragem no Alto Alentejo, personalizados com a marca comum e já equipados com banco, painel para informação ao público, papeleira e cinzeiro.

» 377.416,28 € para a melhoria das paragens de transporte público com a normalização da sua identificação através da aquisição e instalação de 690 postaletes personalizados com uma marca comum e já equipados com placa superior e placa central para colocação de informação ao público.

» 68.652,45 € para a aquisição e instalação de 300 estacionamentos de bicicleta nas proximidades das paragens de autocarro do Alto Alentejo afetas ao transporte público de passageiros, disponibilizando desta forma 600 novos lugares para estacionamento de bicicletas e promovendo a intermodalidade do sistema de transportes públicos.
 
  • Aprovaram em 2025 os princípios orientadores para a reestruturação da rede de transportes públicos do Alto Alentejo, a aplicar já no desenho da rede de transportes para a próxima contratualização, priorizando o reforço dos horários, a simplificação tarifária, a promoção da intermodalidade, com a ferrovia e outros modos, a melhoria das condições de acessibilidade das paragens e ainda a melhoria da experiência do utilizador do sistema em todas as suas etapas e componentes. 

Tudo o que foi aprovado teve também em consideração as necessidades e contributos dos utilizadores do sistema ao longo deste percurso, algo que só tem sido possível pelas metodologias participativas e trabalho de proximidade que tem vindo a ser promovido pela Comunidade Intermunicipal, que tem criado mecanismos para envolver e promover a participação das pessoas na criação das soluções que lhes dizem respeito:

  • quer seja como resultado das +85 respostas obtidas ao inquérito de satisfação ao sistema de transportes públicos do Alto Alentejo, que procurou agregar sugestões, reclamações e perceções de satisfação da prestação de serviço dos transportes públicos do Alto Alentejo, potenciando a sua continua melhoria;
  • das +160 respostas obtidas no inquérito para a melhoria das paragens de transporte público do Alto Alentejo, que incentivou os utilizadores a sinalizar sugestões para a melhoria das suas paragens, para capacitar a entidade competente a melhor investir nas paragens de transporte público da região.
  • das +380 respostas já obtidas no inquérito atualmente em curso no âmbito dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, que constituirão um contributo fundamental para a construção de uma visão participada para o futuro da mobilidade no Alto Alentejo.
  • e ainda de todos os contactos e atendimentos presenciais de utilizadores do sistema que a Comunidade Intermunicipal tem tido o prazer de ouvir e acompanhar, cuja atenção, iniciativa e disponibilidade para contribuir para a melhoria do sistema tem sempre sido reconhecida e valorizada.

Nos últimos anos a mobilidade no território do Alto Alentejo tem unido os municípios, com o propósito de melhor conseguir unir pessoas, unir serviços, unir uma região.

O Alto Alentejo hoje move-se por um propósito: pelo propósito de convergir para um futuro onde o direito à mobilidade num território de baixa densidade seja tão digno ou satisfeito como num território mais denso. Com o propósito de tornar o sistema de transportes públicos cada vez mais uma alternativa. Uma alternativa sustentável, inclusiva e ao serviço de todos.

A Comunidade Intermunicipal agradece a todos os que utilizam o sistema e que, com cada viagem, fazem parte desta mudança.

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Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo

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