O Monte do Ramalho, herdade alentejana com mais de um século de história convertida em turismo rural, situada no concelho de Sousel, recebeu esta quinta-feira, 11 de setembro, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA.
Nesta sede, os autarcas destacaram e aclamaram o início da empreitada para a construção das Infraestruturas Primárias do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, com os trabalhos já a decorrer. Com o licenciamento ambiental emitido e com o Visto do Tribunal de Contas, estão cumpridas etapas fundamentais que permitem o arranque da obra em conformidade com todos os requisitos legais.
Nos transportes, foi aprovada, por unanimidade, a abertura dos concursos públicos internacionais com vista à melhoria dos abrigos de passageiros no Alto Alentejo, bem como à instalação de novos postaletes informativos nestes mesmos locais. Ações importantes que pretendem melhorar a experiência do utilizador com o sistema de transportes públicos, em todas as suas etapas e componentes.
A promoção de hábitos de mobilidade sustentável na população do Alto Alentejo é parte integrante dos objetivos da CIMAA e, nesse sentido, os autarcas aprovaram a abertura de um procedimento para a instalação de estacionamentos de bicicleta, que têm como objetivo a promoção da intermodalidade nas paragens de transporte público do Alto Alentejo.
Na educação, foi ainda aprovada a aquisição de serviços no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar do Alto Alentejo, nomeadamente a atividade 3 – Ubuntu. O método Ubuntu leva-nos ao desenvolvimento de cinco competências chave, centrais do desenvolvimento humano: a primeira etapa foca-se nas competências pessoais (Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência) e a segunda reforça competências sociais e relacionais (Empatia e Serviço).