A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em colaboração com a APAV e a Fundação Calouste Gulbenkian, organizará duas ações de formação simultâneas que terão lugar nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, entre as 9h30 e as 17h, no Município de Monforte (Edifício Sociocultural) e no Município de Avis (Biblioteca Municipal José Saramago) dedicadas ao tema da violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados, com foco nos cuidadores e cuidadoras profissionais.

Estas ações de formação realizam-se no âmbito do projeto Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide, uma iniciativa follow-up do projeto Portugal Mais Velho (janeiro de 2019 – outubro de 2020), no qual foi feita uma reflexão acerca das dificuldades do Estado, das comunidades e das famílias no âmbito do envelhecimento e da violência contra pessoas idosas.

Naquela primeira iniciativa, identificou-se a premente necessidade de formar aqueles e aquelas que cuidam de pessoas idosas para melhor sinalizarem, intervirem e prevenirem os fatores de risco da violência contra pessoas idosas no exercício das suas funções enquanto cuidadores e cuidadoras.

Esta segunda fase da iniciativa pretende dar resposta a esta necessidade através da implementação de ações de formação certificadas, com a duração total de 12 horas, que se destinam, precisamente aos cuidadores e cuidadoras profissionais.

As inscrições na ação de formação devem ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição (clicar para abrir), indicando na mesma em qual das ações de formação participará preferencialmente, e envio da mesma para silviasousa@apav.pt até ao dia 18 de setembro de 2023. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada, até ser atingido o limite de inscrições para cada uma das ações de formação.

Para mais informações, consulte o programa de ação ou contacte a equipa do projeto Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide:

martacarmo@apav.pt 

silviasousa@apav.pt     tomasgrencho@apav.pt