A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou numa reunião online promovida pelo Gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização, contando com a presença das CCDR e CIM, com objetivo de apresentar a nova estratégia ESG (ambiente, social e de governança, em português), para as PME portuguesas.

Num contexto em que se têm criado mais obrigações de reporte de sustentabilidade às empresas no contexto europeu, a Secretaria de Estado da Internacionalização identificou a necessidade de criar um referencial uniformizado que agregue todas as exigências que as empresas devem cumprir e sobre as quais reportar.

Nesse sentido, o MNE/Gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização apresentaram aos participantes a intenção de ajudar as PME exportadoras a criar uma estratégia ESG que as coloque no caminho certo de mudança rumo a um paradigma económico baseado na sustentabilidade e valor acrescentado.

O novo programa consistirá na capacitação genérica, diagnóstico (autoavaliação do nível maturidade de compromisso com os indicadores ESG), capacitação específica (setorial e por geografia de mercado) e agilização de processos de relato e reporte.

O Gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização aproveitou também esta oportunidade para fazer um balanço do seu primeiro ano de atividade, bem como apresentar a nova administração da AICEP e os instrumentos de colaboração deste organismo com o poder regional.

As Comunidades Intermunicipais têm agora um papel reforçado na relação entre o tecido empresarial dos seus territórios, os municípios, as CCDR e a próprio tutela, aproximando todas as partes e contribuindo para o reforço do tecido económico da região.